Xubuntu

Capítulo 3. Conhecer o seu ambiente de trabalho

Índice

Ambiente de trabalho
Ficheiros e diretórios

Quando o computador concluir a inicialização, e depois de introduzir os seus dados de acesso, irá entrar no desktop Xubuntu. Ele inclui muitas características para tornar a sua vida mais fácil, vale a pena o tempo despendido para ficar a conhecê-lo.

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho do Xubuntu tem um único painel localizado na parte superior do ecrã.

O Painel

The panel is used for starting and switching applications and for receiving information about your system. On the left side of the panel you will see the Xubuntu logo, . Clicking on this icon will open the Menu, offering you many choices of applications. Along the bottom of the menu window are icons for Settings Manager, Lock Screen and Log Out.

A seção central do painel é dedicada aos botões das janelas para as aplicações abertas. No extremo direito está o relógio, exibindo a data e a hora. Para a esquerda disso está a Área de notificação. Aqui irá ver os indicadores que lhe dão informações sobre o sistema, incluindo conectividade de rede, o nível de volume de som, estado da bateria (quando apropriado), mensagens instantâneas. Alguns ícones de notificação só aparecerão na medida do necessário, por exemplo quando estão disponíveis atualizações de software.

A posição do painel, os itens nele contidos e o Menu são configuráveis. Veja Capítulo 4, Configurações e Preferências para mais informações sobre estes temas.

O Ambiente de Trabalho

O ambiente de trabalho padrão tem apenas três ícones: Pasta pessoal, Sistema de ficheiros e Lixo (ícones de dispositivos removíveis, como CDs ou unidades flash aparecerão se qualquer um desses dispositivos estiver presente). Pode personalizar a sua área de trabalho clicando com o botão direito do rato numa área vazia e escolher Definições do ambiente de trabalho.... A partir daí pode alterar o papel de parede e modificar o comportamento de menus e ícones.

Ficheiros e diretórios

Xubuntu comes with Xfce's file manager Thunar. For simplicity's sake, we will just refer to it as the File Manager. Load it from AccessoriesFile Manager or by double-clicking the Home or File System icons on your desktop.

Navegação

A vista predefinida do gestor de ficheiros consiste de um painel de atalhos no lado esquerdo, a área principal à direita, e uma barra de caminho acima da área principal. O painel de atalhos fornece atalhos para diferentes pastas no seu sistema. O primeiro atalho em LOCAIS conduzirá para o diretório home, o diretório onde armazena todos os seus dados pessoais, e terá o nome do utilizador atual. Esse diretório provavelmente aparecerá vazio. O atalho Sistema de ficheiros sob DISPOSITIVOS conduzi-lo-á para a raiz do seu sistema de ficheiros. Poderá querer explorá-lo um pouco, apesar de lhe poder parecer confuso se for desconhecedor de Linux. Apenas clique nas diferentes pastas e veja o que contêm dentro. Quando estiver pronto, volte para seu diretório home clicando no atalho do topo.

[Dica]

Pode adicionar os seus próprios atalhos simplesmente arrastando pastas para o painel de atalhos. Isso permitirá que aceda a pastas importantes instantaneamente!

[Dica]

Ao usar o Thunar irá, em geral, apenas ter permissões de leitura nos ficheiros que encontra enquanto navega sob o atalho Sistema de ficheiros.

A área principal irá sempre exibir o conteúdo da pasta atual. Faça duplo clique em pastas para entrar nelas, e clique com o botão direito do rato em ficheiros/pastas para obter uma janela pop-up oferecendo-lhe algumas escolhas sobre o que fazer com eles/elas. Selecione múltiplos ficheiros arrastando um retângulo sobre eles com o rato. Alternativamente, selecione um ficheiro, mantenha pressionada a tecla Shift, e aumente/diminua a seleção usando as teclas do cursor.

Para ver facilmente o caminho que assumiu para chegar ao diretório atual, pode alterar as opções padrão de exibição. A partir do menu do Gestor de ficheiros, selecione VerSeletor de localizaçãoEstilo da barra de caminho. Agora pode clicar em qualquer ícone da barra de caminho para mudar para o diretório que ele representa. Note que clicar com o botão direito do rato sobre os ícones da barra de caminho também irá abrir uma janela pop-up com algumas opções.

Criar e apagar ficheiros e pastas

Para criar um novo documento, clique com o botão direito do rato nalgum espaço vazio no seu diretório home e selecione Criar documentoFicheiro vazio a partir do menu pop-up. O Gestor de ficheiros pedir-lhe-á um nome. Aceite o nome sugerido por agora. Depois disto, irá ver o novo ficheiro no seu diretório home. Clique com o botão direito do rato nele e escolha Propriedades.... Isto irá mostrar-lhe alguns detalhes sobre o ficheiro. Clique outra vez com o botão direito do rato nele e escolha Mover para o lixo para removê-lo. O ficheiro será colocado no lixo.

[Dica]

Se alguma vez quiser anular a remoção de um ficheiro, abra o Lixo, clique com o botão direito do rato no ficheiro e clique Restaurar.

To create a new folder, right-click on the empty space, and choose Create Folder. You will be prompted for a name. Type something and hit Enter. You will see this new folder in your home directory. Double-click on it to enter it. To rename or remove the folder, right-click on it and choose the appropriate option from the pop-up menu.

Copiar

Para copiar e mover ficheiros no seu computador, basta clicar e arrastar os ficheiros e pastas para outras pastas.

Dispositivos removíveis

Ao inserir CDs, unidades USB e outros mídias removíveis no seu computador, ou inserir dispositivos removíveis como um leitor de música, o Xubuntu deverá detectar automaticamente o novo dispositivo. Por exemplo, depois de inserir um CD na sua unidade óptica verá um novo atalho no painel esquerdo do Gestor de ficheiros representando o CD. Clicando-o ele irá abrir o CD na área principal, tal qual ao clicar numa pasta normal. Para remover o CD, clique com o botão direito do rato sobre o atalho e escolha Ejetar. O mesmo se aplica para qualquer outro mídia removível.

[Nota]

Por favor note que ao premir o botão de ejeção na sua unidade de CD ele poderá não funcionar. Isto poderá ser surpreendente para alguns utilizadores, mas na verdade é o comportamento esperado. Antes do CD poder ser ejetado, ele precisa de ser devidamente "libertado" (desmontado) pelo sistema. Para remover um CD, clique sempre com o botão direito do rato no seu atalho e escolha Ejetar.

Personalizar o Thunar

There are many ways to customize the File Manager. If you do not like the way the icons are displayed, choose ViewView as Detailed List to have the contents of the current directory displayed as a list.

You can have the File Manager display a location bar instead of the pathbar by selecting ViewLocation SelectorToolbar Style. If you prefer a tree view in the left pane, choose ViewSide PaneTree.

Finalmente, pode adicionar ações personalizadas, que podem adicionar opções úteis ao menu. Muitas ações personalizadas podem ser encontradas na página da Wiki Ubuntu Thunar Custom Action.

Para mais escolhas, explorar as opções em EditarPreferências.