Xubuntu

Capítulo 7. Ligação à Internet e a Redes

Índice

Ligações de rede
Resolução de problemas de rede
Ligação a servidores

O Xubuntu usa o NetworkManager para gerir redes com fios, sem fio, banda larga móvel, VPN e conexões DSL. O NetworkManager também mantém senhas seguras usando o chaveiro do utilizador para armazenar senhas.

O NetworkManager é um dos pequenos ícones no painel superior no canto superior direito do seu écran. Quando desligado, o ícone mostra duas setas de cor cinzenta apontando para cima e para baixo. Quando estiver ligado, o ícone é diferente dependendo do tipo de rede em uso.

Ligações de rede

Ligar e desligar

O NetworkManager irá utilizar automaticamente uma rede com fios, se houver uma disponível.

Para ver todas as ligações disponíveis, clique no ícone do NetworkManager. Para se ligar a uma rede, clique no nome da rede.

[Nota]

Se estiver a ligar-se a uma rede sem fios pela primeira vez, poderá ser necessário fornecer dados de segurança, uma caixa de diálogo será aberta quando for necessário. Se não, selecione o tipo de segurança no menu suspenso da caixa Segurança Wi-Fi, introduza os detalhes de autenticação e pressione Ligar.

Para desligar de uma rede, clique no ícone NetworkManager e selecione Desligar sob o tipo de conexão apropriada. Para desativar (e re-ativar) conexões com fio e/ou conexões sem fios em conjunto, clique no ícone NetworkManager, selecione Ativar a Rede e Ativar Wi-Fi. Estas escolhas são comutáveis. O seu estado ativado/desativado é indicado pela presença/ausência de uma marca de verificação.

Configurar ligações

Se necessitar de configurar as suas ligações, clique no ícone NetworkManager e selecione Editar. Na caixa de diálogo, verá linhas expansíveis para cada tipo de ligação. Selecione a rede desejada e pressione Editar ou pressione Adicionar para configurar novas redes.

[Nota]

Para ser capaz de se ligar a determinadas redes poderá necessitar de detalhes de ligação que obterá com o administrador da rede ou o provedor de serviços de Internet.

Informações da ligação

Para ver as informações da ligação, clique no ícone NetworkManager e selecione Informações da ligação. As ligações de rede ativas serão exibidas na caixa de diálogo Ligações de Redes Ativas, cada uma em uma aba separada.

Partilhar a sua ligação com outro computador

Pode partilhar sua ligação com outro computador utilizando um cabo Ethernet. Isto pode ser efectuado clicando o ícone NetworkManager, seleccionando Editar, e em seguida adicionar uma nova ligação sem fios (ou editar a já existente). Na janela de propriedades da ligação, selecione Configuração IPv4, e altere o Método para Compartilhada com outros computadores na lista pendente.

Modems dial-up

Infelizmente, modems dial-up não são suportados pelo NetworkManager. Para ler sobre como ligar com um modem dial-up, por favor consulte Dialup modem How-to na wiki da comunidade Ubuntu.

Resolução de problemas de rede

Antes de tentar qualquer resolução de problemas, certifique-se de que as ligações de rede estão ativadas:

  • Clique o ícone NetworkManager na área de notificação

  • Verifique Ativar uma rede

  • Verifique Ativar Wi-Fi

Se a ligação de rede ainda assim não funcionar:

Resolução de problemas gerais

Se a ligação de rede não estiver a funcionar corretamente, há algumas ferramentas que podem ser usados ​​para ajudar a diagnosticar o problema.

Obter informações sobre a ligação atual

Para obter informações sobre a sua ligação de rede e dispositivos de rede, tem duas opções:

  • Usando o NetworkManager

    • Clique no ícone NetworkManager

    • Selecione Informações da ligação. Se a informação estiver desativada, é provável que não exista uma ligação ativa. Tente usar ifconfig para descobrir mais.

    • Cada ligação ativa terá a sua própria aba onde pode encontrar informações relevantes sobre a ligação

  • Usando ifconfig

    • Open a terminal (AccessoriesTerminal Emulator), type the command ifconfig then press the Enter key.

    • ifconfig irá mostrar-lhe informações detalhadas acerca da ligação, inclusive nome(s) lógico ou da ligação (por exemplo, enp3s0) na coluna esquerda, o endereço IP esquerda na coluna inet addr e o endereço MAC do seu dispositivo na coluna HWaddr

Verificar se uma ligação está a funcionar correctamente

Um método fidedigno para verificar se a ligação está a funcionar corretamente é pingar outro computador na rede ou na Internet.

To check if your computer is connected to the Internet, open a terminal (AccessoriesTerminal Emulator), type the command ping -c 3 www.xubuntu.org then press the Enter key.

O computador irá então tentar contactar www.xubuntu.org três vezes e exibirá os resultados. As estatísticas de ping mostram o número de pacotes transmitidos, quantos pacotes foram recebidos, a percentagem de perda de pacotes, e o tempo total gasto.

  • 0% de perda de pacotes indica que o computador está ligado à Internet

  • Maior que 0% mas inferior a 100% de perda de pacotes indica que o computador tem uma má ligação à Internet ou um sinal de rede sem fios pobre

  • 100% de perda de pacotes indica que o computador tem uma má ligação, ou está ligado a um ponto de acesso ou router que não está ligado à Internet

Se receber uma mensagem de erro que diz "www.xubuntu.org can not be found" ou "unknown host", então o computador provavelmente não está ligado à Internet ou é incapaz de alcançar um servidor Domain Name System (DNS).

Resolução de problemas com redes sem fios

Esta seção aborda alguns problemas comuns enfrentados com suporte a redes se fios. Há muito mais informações disponíveis na Community Help Wiki.

[Nota]

Por favor note que as etapas neste guia de resolução são concebidas para serem realizadas pela ordem indicada, a menos que seja apontado para uma subseção diferente.

Verificar que o dispositivo está ligado

Muitos dispositivos de rede sem fios podem ser ligados ou desligados. Verifique se há um interruptor de hardware ou uma tecla de função de teclado para ligar o dispositivo sem fios.

Se o dispositivo estiver ligado, continue para o próximo tópico.

Verifique se o dispositivo é reconhecido

Open a terminal (AccessoriesTerminal Emulator), type the command sudo lshw -C network, then press the Enter key. You will see some output, along with the words CLAIMED, UNCLAIMED, ENABLED or DISABLED.

Usar os controladores de redes sem fios do Windows

O Xubuntu suporta um sistema conhecido como NDISWrapper. Isso permite a utilização de um controlador de dispositivos sem fios do Windows no Xubuntu. Para começar a usar o NDISWrapper:

  • Obtenha o controlador do Windows para o seu dispositivo de rede e localize o ficheiro que termina com .inf

  • Install the ndisgtk package

  • Go to Settings ManagerWindows Wireless Drivers

  • Selecionar Instalar novo controlador

  • Escolha a localização do seu ficheiro .inf do Windows e clique Instalar

  • Clique OK

Verificação da ligação com o router

Open a terminal (AccessoriesTerminal Emulator), type the command iwconfig then press the Enter key.

Se o ESSID para o seu router for exibido, poderá haver um problema com o suporte a ACPI. Arranque o Xubuntu com a opção pci=noacpi.

Resolução de problemas avançada

Os seguintes métodos de resolução de problemas são um pouco mais técnicos. Por favor tente estes métodos somente se os métodos anteriores falharem.

Verificação de atribuição de IP

Open a terminal (AccessoriesTerminal Emulator), type the command ifconfig then press the Enter key. If there is an IP address displayed, continue to Verificação de Domain Name Servers (DNS).

A partir do terminal digite o seguinte comando: sudo dhclient enp3s0, substituindo enp3s0 com o nome da ligação obtido a partir do comando ifconfig

Verificação de Domain Name Servers (DNS)

Open a terminal (AccessoriesTerminal Emulator), type the command nmcli device show then press the Enter key. Look for the entries under IP4.DNS

To check if the listed DNS works, open a terminal (AccessoriesTerminal Emulator), type the command dig xubuntu.org then press the Enter key. If you see the word NOERROR in the header section of the output, your DNS is working.

Se não houver configurações de DNS listados, contate seu provedor de serviços de Internet (ISP), e descubra os seus servidores de nomes de domínio primário e secundário. Uma vez que tiver essa informação, continue para Ligar e desligar e Configurar ligações se necessário.

Ligação a servidores

To connect to various types of servers, you can use SystemGigolo. To connect to a server, follow the steps below:

  • Ir para AçõesLigar

  • Selecione o Tipo de serviço apropriado e insira as informações da ligação

  • Clique Ligar; se estiver a tentar ligar-se a um servidor que requer login, ser-lhe-á solicitado a introdução de uma senha

Após se ligar com sucesso ao servidor, um ícone rotulado com detalhes da ligação aparecerá na janela do Gigolo. Para criar marcadores das ligações, clique com o botão direito do rato numa ligação e selecione Criar marcador. No diálogo Editar marcadores, é possível nomear o marcador e definir outras opções, incluindo a opção de se ligar automáticamente. Assim que estiver feito, clique em OK para criar o marcador.

[Dica]

O nome de utilizador Windows Share deverá estar no formato DOMAIN\username

[Nota]

In order to connect to Samba networks (Windows shares) using the Thunar File Manager, you will need to have the package gvfs-backends installed.