Xubuntu

Capítulo 1. O que é o Xubuntu?

Índice

Uma breve introdução
Saiba mais sobre o que faz o Xubuntu

Uma breve introdução

O Xubuntu é um sistema operativo, baseado no Ubuntu, desenvolvido por uma comunidade.

O Xubuntu é um sistema operativo elegante e fácil de usar. O Xubuntu vem com o Xfce, que é um ambiente gráfico de trabalho estável, leve e configurável.

É perfeito para aqueles que querem obter o máximo partido dos seus desktops, laptops e netbooks. Possui um visual moderno e recursos suficientes para um uso diário eficiente. Também funciona bem em hardware antigo.

Saiba mais em Xubuntu website.

Sobre o nome

O "X" no Xubuntu significa Xfce, o ambiente gráfico de trabalho no Xubuntu. Embora a palavra "ubuntu" denote a dependência e o uso do núcleo do Ubuntu, ela representa também o cerne da filosofia do sistema operativo. Uma tradução aproximada da palavra Ubuntu é "humanidade para com os outros". Para mais informações sobre a filosofia e os ideais por trás do Ubuntu e do Xubuntu, por favor consulte a página Ubuntu Philosophy.

Além de usar o núcleo do Ubuntu, o Xubuntu também usa a infra-estrutura gentilmente fornecida e patrocinada pela Canonical Ltd., uma empresa fundada por Mark Shuttleworth.

Numeração da versão

The Xubuntu version numbering scheme is based on the distribution release date. The first part of the release denotes the year while the second part denotes the month. For example, the first official Xubuntu version was released in June, 2006, thus its version number was 6.06. The latest Long Term Support (LTS) version is 20.04, codenamed Focal Fossa.

Saiba mais sobre o que faz o Xubuntu

Software Livre

O projeto Xubuntu é totalmente comprometido com os princípios de desenvolvimento de software livre; as pessoas são encorajadas a usar software livre, melhorá-lo e transmiti-lo. Pode saber mais sobre software livre e a filosofia ideológica e técnica por trás dele, em GNU website.

Linux

O Linux ganhou vida em 1991 por um estudante finlandês chamado Linus Torvalds. O kernel do Linux é o coração do sistema operativo Xubuntu. O kernel é uma parte importante de qualquer sistema operativo, proporcionando uma ponte de comunicação entre o hardware e o software. Leia mais sobre Linux em Linux kernel website.

Xfce

O Xfce é um ambiente gráfico de trabalho leve usado no Xubuntu. Tem como objectivo ser rápido e consumir poucos recursos do sistema, continuando a ser visualmente atraente e fácil de usar. Leia mais sobre o Xfce em Xfce website.